A insegurança provocada pela pandemia do novo coronavírus cria um clima de incerteza no mercado da Construção Civil em Santa Catarina. Esse foi um dos assuntos tratados no programa Condomínio Legal do último sábado (4), na Rádio CBN Diário. Embora as atividades da cadeia da construção civil tenham sido liberadas na última quarta-feira (1°), o segmento ainda vive um ambiente de expectativa do quanto que vai durar a quarentena e quais os efeitos econômicos que serão desencadeados. Há o temor de uma recessão e a inviabilidade de alguns negócios que já haviam começado.

​​O consultor imobiliário Marcelo Moser, que trabalhou coordenando o setor da construção civil na Caixa por muitos anos em Santa Catarina, informou que, somente na última semana, dois empreendimentos com 550 unidades no total foram suspensos na Grande Florianópolis.

“Um foi de quatrocentas unidades no norte da ilha, em Florianópolis e o outro, em Palhoça, com 150 apartamentos. Em um deles, o financiamento já estava autorizado e o empresário resolveu devolver tudo e cancelar”, disse Moser.

Home Office

O programa também entrevistou Dennis Martins, membro da Comissão de Direito Condominial do Conselho Federal da OAB e Diretor em SC do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário. Ele explicou que é preciso razoabilidade e bom senso neste momento nos condomínios. Disse que o Home Office, trabalho em casa, é permitido, inclusive a Pessoa Jurídica (PJ) pode receber correspondências.

“Só não pode receber clientes”, diz o advogado.

Fonte: NSCTotal