Seja na portaria, nos corredores ou nas áreas comuns do edifício, a função do zelador é fiscalizar e manter o bom funcionamento do condomínio. É ele quem tem contato direto com o síndico, auxilia nas atividades administrativas e resolve os problemas rotineiros no condomínio, garantindo que tudo flua bem na comunidade. 

“A figura do zelador é muito importante para todo edifício residencial. Ele é quem mantém contato diariamente com os moradores, resolve problemas de última hora e mantém tudo funcionando”, diz Hubert Gebara, vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP. “Ele é um dos pilares para uma boa administração e precisa se portar como um”. 

O nome já explica o óbvio: esse profissional deve zelar pelo andamento das atividades no condomínio. É o líder dos outros funcionários do local, que devem, ao zelador, prestar contas sobre as suas atribuições. “Além de honesto e educado, o zelador precisa conhecer a rotina do prédio, suas regras e convenções. O regulamento interno é um dos instrumentos mais importantes para o dia a dia do condomínio. É dever do profissional também garantir seu cumprimento”, explica Gebara. 

Para manter tudo em ordem, é importante que ele tenha noções de gerenciamento de pessoas e faça um checklist de afazeres diários, semanais e mensais. Dessa forma, é possível manter a manutenção preventiva do condomínio em dia, evitando gastos mais elevados com obras emergenciais ou desnecessárias. “Não significa ser engenheiro ou técnico, mas o mínimo de noção de hidráulica e informática”, pondera. “Quanto mais conhecimento e capacitação ele tiver, mais será capaz de agregar ao condomínio e aos moradores”.  

Saiba quais devem ser as principais atribuições do zelador do seu condomínio. 

1. O zelador deve sempre repassar ao síndico os problemas ocorridos durante sua ausência; 
2. Se não for terceirizado, ele ajuda o síndico a montar escala de folgas e férias dos outros profissionais do condomínio;
3. Moradores não podem demandar do tempo do zelador e nem ordenar que ele faça determinado serviço sem a autorização prévia do síndico;
4. O zelador deve ter uma agenda de tarefas diárias fornecida pelo síndico. Checar o relógio de água, funcionamento dos elevadores estão funcionando normalmente e a limpeza são alguns exemplos;
5. Planejar um roteiro de inspeção predial e apoiar a manutenção preventiva dos itens e não apenas apontando para o que deve ser reparado;
6. Receber as reclamações dos moradores para repassá-las ao síndico.
7. Deve ser exemplo de postura e comprometimento com trabalho;
8. Providenciar os materiais necessários para que os outros empregados possam executar suas funções;
9. Ao perceber faltas ou infrações ao regulamento interno ou à convenção, alertar o condômino a infração e/ou manter o síndico informado.
10. Por fim, o zelador deve ter uma noção de como funcionam todas as instalações do condomínio, mas sem substituir a mão-de-obra especializada. Devem ficar a seu encargo apenas pequenos reparos de emergência, até que a manutenção especializada realize o conserto.

Fonte: Casavogue