Esta alteração tem sido fortemente criticada e que a associação considera pouco ambiciosa, sem trazer alterações significativas para os consumidores. A DECO também acredita que isso não estimula o mercado a contribuir para a produção de bens mais duráveis e para o combate à obsolescência precoce.
Por outro lado, as soluções à disposição do consumidor em caso de defeito são em primeiro lugar mais limitadas, uma vez que apenas o consumidor pode optar entre reparação ou substituição. A possibilidade de redução do preço e rescisão do contrato só será possível em determinadas circunstâncias, ou seja, se a reparação não for efetuada ou se o defeito voltar a aparecer.
1. Período de garantia adicional para produtos reparados
Em caso de reparação, os bens reparados beneficiam de um período adicional de garantia de seis meses por cada reparação com um máximo de quatro reparações, devendo o profissional comunicar esta informação ao consumidor.
2. Direito de recusar
Nos casos em que o defeito se torne visível até 30 dias após a entrega do artigo, o consumidor pode desde já solicitar a substituição imediata ou rescindir o contrato.
3. Conteúdo e serviços digitais
Foram introduzidas regras para o fornecimento de conteúdos e serviços digitais, que preveem o direito do consumidor de rescindir o contrato em caso de não entrega e de acordo com determinadas regras, bem como em caso de incumprimento.
Em caso de incumprimento de conteúdos e serviços digitais, tais como software, aplicações, vídeo, áudio, música, jogos digitais ou e-books, entre outros, o consumidor tem o direito de exigir conformidade, redução de preço ou rescisão do contrato contrato, nas condições especificadas.
Para contratos que prevejam uma única entrega ou série de ações únicas para a entrega de Conteúdos ou Serviços Digitais, a Empresa será responsável pela não conformidade no prazo de dois anos a partir da data de entrega. Seria uma cadeia de abastecimento única, por exemplo, se os consumidores baixassem e armazenassem um e-book em seu dispositivo pessoal, e uma cadeia de ações de abastecimento únicas, por exemplo, se os consumidores recebessem um link para baixar um novo e-book periodicamente.
Fonte: Bem mais brasilia